quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Investimentos em climatologia



Na opinião do professor Sergey o governo está percebendo a importância de um serviço meteorológico de qualidade e dos investimento necessários, mesmo assim o pesquisador chama a atenção para a necessidade de adensamento de estações meteorológicas e aerológicas nas regiões deficientes e de investimentos em equipamentos para o monitoramento do Oceano Atlântico. “As atividades econômicas, que utilizam de forma ativa os serviços de previsão do tempo e clima, também já perceberam a importância estratégica para manutenção de suas atividades”.
Em março de 2004 a região do litoral sul do Estados sofreu com o ciclone Catarina, que foi previsto pouco tempo antes da tragédia e, por isso, foi uma das primeiras amostras da importância de maiores investimentos em estações meteorológicas capazes  de prever estes fenômenos. De lá para cá, o investimento em equipamentos ligados ao estudo e previsão de fenômenos climáticos melhorou. No entanto, a destruição registrada em setembro deste ano na região do município catarinense de Guaraciaba, comprova que a segurança da população depende de uma melhora ainda mais significativa neste campo de pesquisa. 

Fonte: Arquivos da disciplina de climatologia do segundo ano de meio ambiente do Cefet-MG (2011); http://carinacarboni.wordpress.com/tag/tempo/. acesso em 21 de nov. 2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário