O INMET

Objetivo


A Instituição tem como principal objetivo fornecer dados meteorológicos confiáveis para a sociedade brasileira, uma vez que, boa parte da população tem pouco conhecimento sobre clima/tempo; realizar estudos de cunho cientifico, dando ênfase na importância e nos parâmetro do clima sobre influencia da ação antrópica e forma mais sucinta, ajudar na tomada de decisões, colaborando para o desenvolvimento sustentável, através de monitoramentos climáticos e da analise da previsão do tempo e do clima.



Histórico
O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) foi criado em 1909 e foi a partir de 1910 que o Brasil começou a realizar suas observações meteorológicas de forma mais sistemática. O órgão contribuiu para o conhecimento das características de tempo e clima, através do monitoramento atmosférico, além disso, era composto por diferentes tipos de estações, como as convencionais e automáticas.
Foi no ano de 1901 que a atividade de observação meteorológica passou a ser feita de forma mais sistemática, sendo que o primeiro período normal climatológico elaborado pela instituição foi entre os anos de 1931 e 1960, com sua posterior publicação em 1969. Para isso foram reunidos dados das 209 estações meteorológicas instaladas no Brasil. Atualmente, a rede de estações meteorológicas convencionais brasileiras é composta por 252 unidades, composta de diferentes sensores analógicos de alta pressão. O estado de Minas Gerais é o que detêm o maior número de estações convencionais instaladas.
No ano de 1985 foi instalada a primeira das estações meteorológicas automáticas de superfície em operação, na estação científica Comandante Ferraz, localizada na Antártida. E partir daí, a INMET vem ampliando sua rede anualmente para registro e armazenamento de dados em todo o país, com destaque para os períodos de 2001 a 2003 e 2006 a 2008, onde foram registradas as maiores ampliações dessas estações meteorológicas automáticas.
O primeiro período corresponde aos anos de 2001/2002/2003, quando na ocasião foram instaladas 54 novas estações nos estados da Bahia, Ceará, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Pará, Pernambuco, Piauí, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Santa Catarina, Sergipe, São Paulo e no Distrito Federal, havendo destaque para Bahia e Minas Gerais, que tiveram um maior número de novas estações automáticas instaladas nesse período de tempo.
O segundo período está relacionado aos anos de 2006/2007/2008, onde o INMET instalou 357 novas estações automáticas no território brasileiro, com maior expressividade em Minas Gerais, havendo 45 novas estações, seguido por Bahia, com 30.
Comparando-se os anos de 2006/2007/2008 com o período entre 1985 e 2005, percebe-se que ocorreu um aumento de quase 600% na quantidade de estações meteorológicas automáticas no território brasileiro apenas no triênio, resultado de uma melhor qualidade dos dados nas pesquisas e trabalhos voltados ao assunto.
Hoje em dia, com a constante ampliação da rede para todos os estados brasileiros, dispondo de 446 unidades, o acesso aos dados torna-se cada vez mais fácil e simplificado no site da INMET.
Em Belo Horizonte há o 5º DISME do INMET, esta unidade é a central de Minas Gerais, reúne as informações de todo o estado e trata das questões burocráticas do estado. Ela se localiza no bairro Santo Agostinho, Avenida do contorno, nº 8159.

Localização do 5º DISME do INMET, em Belo Horizonte, por Google earth.

Planta da cidade de Belo Horizonte, em destaque o 5º DISME, por INMET.